Muitas vezes o diagnóstico do câncer é recebido quando a pessoa está com a carreira a pleno vapor. E mesmo nos casos em que se está profissionalmente estagnado ou até mesmo desempregado, surgem dúvidas e medos: será que vou conseguir continuar trabalhando? Como conciliar a vida profissional com o tratamento oncológico e a maratona de consultas e exames? Terei que sair de licença? Como encarar o desafio de encontrar uma nova ocupação? Planejar a carreira e manter-se ativa é parte importante do tratamento. Saiba como e porque.

‘Como vai ser minha vida agora?’ Esta é uma das primeiras incertezas e medos que se tem ao receber o diagnóstico do câncer. Porém, ao longo do processo de tratamento, muita gente se descobre mais forte do que pensava ser, conseguindo superar o temor inicial e conciliar seus diferentes papéis, de mulher, mãe, profissional. Há casos em que é preciso abrir mão temporariamente da rotina profissional, já que os cuidados exigem que se vá ao hospital com frequência para receber as medicações, períodos de repouso após a quimioterapia, as saídas para as consultas com especialistas de diversas áreas, além de seguir uma rotina intensa de exames. Manter-se firme e forte na vida profissional em meio a tantas demandas fora do escritório pode levar à exaustão mental e física. “Na prática, a decisão de seguir trabalhando, pedir uma licença ou até mesmo continuar buscando uma ocupação quando se está desempregado ou dar uma guinada na carreira deve levar em consideração os limites do corpo, e isso é individual para cada pessoa. Se respeitar é fundamental para conseguir cumprir de forma plena e adequada toda a jornada do tratamento oncológico, que é longa, mas que pode ser vivida e vencida”, diz a psico-oncologista Rachel Righini.

Na balança

Cada fase do tratamento tem diferentes desafios a serem enfrentados. Entre os principais estão os sintomas físicos a partir dos efeitos colaterais das medicações usadas, que incluem náuseas, vômitos, falta de apetite, prostração, alteração do estado de ânimo e do humor e ressecamento excessivo da pele, que traz sensibilidade ao usar certas roupas e se expor ao sol, por exemplo. “Como acontece em qualquer situação nova na vida, organizar essas demandas recentes, seja por mais horas de sono e por um tempo maior em casa, bem como manter um diálogo aberto com o chefe, a família e demais pessoas próximas, deixando-os a par da programação de procedimentos que deverão ser feitos conforme a agenda de cuidados determinada pelo médico, ajuda a conciliar o tratamento com a rotina profissional, garantir a adesão à jornada de cuidados e evitar o estranhamento alheio nos períodos em que a pessoa precisará se afastar para enfrentar os efeitos colaterais inerentes ao tratamento oncológico”, avisa a assistente social Kelly Banin.

Já quem está em busca de um emprego, pode aproveitar o período do tratamento para refletir sobre seu próximo objetivo na carreira e também pode ser uma boa oportunidade para melhorar o currículo e se manter atualizado nas áreas de interesse e atuação. Vários sites oferecem sem qualquer custo cursos de aperfeiçoamento à distância e orientação sobre como elaborar uma boa apresentação profissional. Tudo a um clique.

É fato que muitas pessoas não conseguem conciliar o tratamento com a vida profissional. E não são raros os casos em que os chefes e colegas não conseguem lidar com o novo ritmo de quem encara um tratamento oncológico. Muitas vezes a posição no trabalho pode ficar em risco e até ser perdida. Nestes casos, mesmo que você fique abalada num primeiro momento, pode sair fortalecida da situação. Primeiro, vale consultar especialistas, pois existem leis que protegem quem está passando por doenças graves. Se, ainda assim, o clima e o ambiente no local de trabalho não lhe agradar mais, você tem a opção de repensar sua carreira e se dedicar a descobrir seus talentos para dar uma bela guinada na carreira e na vida profissional. Tudo vai depender do seu estado de ânimo e de sua vontade de vencer.

Trace metas

Para valorizar este aspecto tão importante da sua vida, a estratégia de traçar metas também é muito eficiente.

Deixamos a seguir alguns espaços para que possa traçar esses objetivos e fazer sua lista com cursos e especializações que podem melhorar seu currículo; um modelo de currículo para se apresentar como vitoriosa e poderosa; além de um espaço para refletir sobre os próximos passos em sua carreira e se inspirar para manter-se atualizada, realizada e ativa.