O setor de TI pode ser uma boa opção!

Enfrentar e vencer um câncer de mama ou de útero não é nada fácil, mas quem pensa que esta luta acaba com o fim da doença se engana. Após esta vitória, as mulheres enfrentam outro desafio: o retorno à rotina e ao mercado de trabalho.

No Brasil, uma nova pesquisa realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) revelou que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres após dois anos do diagnóstico de câncer de mama é de 60%. Nos Estados Unidos e na Europa, chega a superar os 80%.

Uma palestra realizada na Arena da Baixada, com entrada gratuita, aberta ao público em Curitiba, durante o Outubro Rosa, mostrou que o setor de TI – Tecnologia da Informação – pode ser uma ótima oportunidade para as mulheres após o tratamento de câncer.

O evento levantou o assunto para ajudar as mulheres a enfrentarem este drama, compartilhando dados do estado do Paraná que, em 10 anos, aumentou o número de mulheres empregadas na área. Um estudo feito pela Assespro-PR em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apontou que o número de vagas de emprego no setor de TI cresceu 300% no Brasil em fevereiro de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No Paraná, este mercado é ainda mais promissor para as mulheres: no período de 10 anos (2007 a 2017) a taxa de crescimento de mulheres empregadas em Serviços de TI (48%) superou em onze pontos percentuais a taxa do total da economia do Estado (37%).

A diretora adjunta da Secretaria “Mulher na Tecnologia”, da entidade, Ana Lúcia Bittencourt Starepravo, participou do debate durante o chamado “Furacão Rosa”, campanha promovida pelo clube Atlético Paranaense por ocasião do Outubro Rosa, com o objetivo de direcionar as mulheres que tiveram câncer para que possam retornar às suas ocupações, privilegiando a escolha pelo mercado de TI, por este apresentar um crescimento exponencial.

“Lidar com um tratamento como o de câncer não é fácil. Ao término, muitas vezes restam sequelas físicas e emocionais e a falta de apoio da empresa também pode pesar na decisão de retomar às suas rotinas profissionais. O setor de TI pode ser uma ótima oportunidade para as mulheres retornarem ao mercado de trabalho por ser um mercado em expansão no país”, conta Ana Lúcia.

O debate, intitulado “Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, aconteceu no dia 25 de Outubro, durante o workshop “Os quatro ventos do Furacão Rosa: Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação”: que incluiu um dia inteiro de atividades voltadas às mulheres em remissão de câncer. Participaram também do Ted Talking Letícia Biroli Ferreira, Jean Pierre Wasem e Vinícius Grein.