Como você fala sobre o câncer? Você trata como “aquela doença”, o “CA de mama”, “doença ruim” ou algum outro adjetivo? Pois é, a ideia aqui é desmistificar o estigma que vem junto com a palavra câncer, em especial o Câncer de Mama. Nessa sessão queremos que em vez de CA você possa falar sobre o câncer. Sem medo. Vamos oferecer informações confiáveis para que você tenha conhecimento, saiba a importância de ser agente de sua saúde e não apenas paciente e, enfim, possa enfrentar o câncer como ele é, tintim por tintim. Sem subterfúgios e com muita clareza e coragem.

O que presenciamos, tanto em nossa trajetória por todo Brasil como em nossas viagens pelo mundo, é que as pessoas ainda têm medo de falar a palavra câncer. O estigma que a palavra carrega – câncer = morte – ainda continua forte no subconsciente da maioria das pessoas. É claro que o câncer é, sim, uma doença grave, mas não falar não só não resolve o problema como agrava, pois pode levar a não tratar em tempo. Hoje existem tratamentos avançados, técnicas e campanhas para detecção precoce, elevando as chances de cura ou de se viver com câncer como se vive com outras doenças crônicas.

O que notamos é que o diabetes e as doenças cardiovasculares, que são responsáveis por milhões de mortes em todo o planeta, não tem o mesmo estigma que o câncer.

Não se conhece pessoa que diga “estou DM”, para se referir a Diabetes Mellitus ou que fale “enfrento uma DCV”, para dizer que foi diagnosticada com um doença cardiovascular. Enfim, CA é a abreviatura técnica que os médicos utilizam para se referir ao câncer. Ok. Mas quando as pacientes, os familiares, os amigos e a população em geral passam a usar essa abreviatura para se referir ao câncer é como se estivessem querendo escapar de dizer um “nome feio”, de uma sentença de morte.

Uma de nossas fotografadas e entrevistadas, a Edith Neves (link para a matéria Edith Neves – a arte e a fé vencendo os medos) é uma prova viva dessa realidade. Ela nos contou que nem conseguia passar perto ou ler o letreiro do Hospital do Câncer, em São Paulo. Achava que que podia “dar azar”. Essa mesma crendice e o peso da palavra fez com que famosos hospitais até mudassem de nome.

Enfim, chamamos essa sessão de “O bê-á-bá do CA” para ironizar propositalmente o termo e para falar mais claramente sobre o câncer. Aqui você vai encontrar informações importantes, se esclarecer sobre os tipos de câncer, sobre como se cuidar em cada fase, o que fazer em caso de dúvida; como e com quem discutir um protocolo de tratamento e ouvir mais opiniões de especialistas. Também poderá tirar suas dúvidas, enviando para nós o que gostaria de saber para que possamos acionar nossos parceiros da área de saúde e responder com segurança o que você precisa saber ou aonde deve ir para enfrentar com mais tranquilidade o que está vivendo. Assim, sabendo mais, com informações de qualidade, você poderá enfrentar o câncer com mais clareza e consciência. Sem medo e com muita coragem. Estaremos com você, sempre!