Instituto Pello Menos e INCAVoluntário doam kits para elevar a autoestima das mulheres com câncer de mama o ano todo.

O Instituto Pello Menos, rede carioca especializada em depilação feminina à cera, completa um ano de parceria com o INCAVoluntário em um trabalho muito especial contra os efeitos indesejados do linfedema – inchaço do braço pós cirurgia do câncer de mama. O movimento vai além do Outubro Rosa e ajuda a chamar a atenção das mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama todos os meses, o ano todo. E também estimula ao tratamento preventivo contra o lifedema. Nós do Projeto “De Peito Aberto” aplaudimos essa iniciativa.

A ideia teve início quando a empresária Regina Jordão, CEO e fundadora do Pello Menos, se sensibilizou com um dos efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama que afeta muito a autoestima das mulheres: o linfedema. O inchaço do braço que acontece por acúmulo de líquido relacionado a obstrução no sistema linfático após a cirurgia do câncer de mama é chamado de linfedema. Ele aparece devido à retirada de linfonodos da axila e atinge uma parcela significativa de mulheres que estão em tratamento, com impacto nos aspectos físicos, sociais e emocionais das pacientes. Geralmente causa incômodo no braço, com sensação de peso e, às vezes, dor. Além disso, pode afetar as atividades do dia a dia, no trabalho e no lazer, reduzindo substancialmente a qualidade de vida. Tudo isso, sem falar na aparência, que provoca uma grande insatisfação com a imagem em muitas mulheres.

Para evitar ou minimizar o linfedema no pós-operatório ou após a radioterapia é necessário o uso de produtos de alto custo que não são acessíveis para muitas mulheres, principalmente as de baixa-renda. A prevenção pede que a paciente evite qualquer tipo de lesão nos braços – que pode desencadear um processo infeccioso –, sendo necessário o uso constante de protetores solares e repelentes durante toda a recuperação.

Ao notar essa dificuldade, a empresária criou uma iniciativa junto com o INCAVoluntário para distribuir kits de prevenção ao linfedema, incluindo produtos para prevenção de ferimentos nos braços e mãos, luvas para serviços domésticos, cremes entre outros. Hoje, a rede se responsabiliza por custear e entregar ao INCA Voluntário 40 kits por mês que então são distribuídos para mulheres que mais precisam.

Dessa parceria, surgiu também a campanha “Não precisa ser só em outubro, muito menos só rosa”, que tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres acerca da problemática do câncer de mama no Brasil, e a importância da detecção precoce da doença. “Procurei o INCAVoluntário para iniciar uma campanha de outubro rosa na minha empresa. Lá descobri a dificuldade que eles tinham em montar os kits para prevenção do linfedema e senti que precisava ajudar nesse sentido. Hoje, se discute muito sobre esse tipo de câncer no mês de prevenção, porém, as pessoas se esquecem o quanto é importante manter ativa essa informação, vendo que a prevenção e a detecção precoce pode salvar muitas vidas”, comenta Regina.

Segundo Angélica Nasser, responsável pelo INCAVoluntário, é muito comum as mulheres se sentirem inválidas no processo de recuperação da doença e os kits surgem como um carinho para que elas retomem sua rotina do dia a dia de forma segura. “Para que o tratamento não incapacite as mulheres, nós precisamos orientar e dar condições para que elas voltem às suas atividades e funções normais, tomando os cuidados necessários”, explica.

Além disso, para evitar que o problema surja ou que tome proporções maiores é importante que a paciente inicie no tempo adequado o trabalho de prevenção do linfedema, com o acompanhamento da fisioterapia e com os devidos cuidados com o braço, evitando a exposição excessiva ao calor, ferimentos e picada de insetos, pois podem aumentar o risco de desenvolver o inchaço e infeccionar.

SOBRE A REDE PELLO MENOS – Em junho de 1996 surgia um serviço diferenciado de depilação num salão em Copacabana, propondo minimizar as dores e o desconforto de processos tradicionais. Atualmente, a rede conta com mais de 40 unidades nos estados do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Mais informações: www.pellomenos.com.br