Boas escolhas alimentares podem reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Oferecer informações bem embasadas que ajudam a conhecer mais sobre uma alimentação mais saudável é a maneira da Superbom se engajar ativamente no movimento do Outubro Rosa.  

Há anos o mês de outubro é marcado pela campanha nacional de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2018 foram diagnosticados 59.700 novos casos da doença, sendo que 30% poderiam ser prevenidos com alimentação balanceada, atividade física, eliminação do consumo de bebidas alcóolicas e outros hábitos ligados a um estilo de vida saudável.

Para ajudar a esclarecer como as escolhas alimentares atuam na prevenção do câncer de mama, Jéssica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, responde algumas dúvidas mais comuns sobre o assunto:

A carne vermelha em excesso aumenta a chance de desenvolver o câncer de mama?

Sim, diferentes estudos realizados por instituições como Universidade de Harvard e Universidade de Leeds, da Inglaterra, apontam que o o consumo excessivo de carne vermelha pode facilitar o desenvolvimento do câncer de mama. Para quem deseja tirar o alimento do cardápio, sem perder o sabor e demais valores nutricionais, pode procurar por substitutos da carne à base de vegetais como os feitos de proteína da ervilha ou de soja.

Quais alimentos podem reduzir o risco da doença?

Adotar uma alimentação balanceada e rica em alimentos in natura como frutas, legumes, vegetais e cereais integrais, reduz as chances de células cancerígenas se desenvolverem. Isso porque fibras alimentares e antioxidantes, encontrados em frutas, leguminosas e cereais, atuam diretamente na eliminação de toxinas do organismo que podem desencadear tumores.

A obesidade é um fator de risco?

Sim, por estar associada à péssimos hábitos alimentares a obesidade também representa outro fator de risco do câncer de mama. Além de estar relacionada com diabetes e hipertensão que podem dificultar o tratamento do câncer.

Consumo de bebidas alcóolicas também aumenta o risco do surgimento do câncer de mama?

Sim, bebidas alcóolicas em geral quando consumidas regularmente podem ajudar no desenvolvimento de células cancerígenas. De uma forma geral, a longo prazo, uma alimentação saudável e pobre em gorduras saturadas, açúcar e alimentos ultraprocessados, além de ajudar a prevenir o câncer de mama, também contribui para reduzir a agressividade da doença.

Saiba mais sobre a marca e sobre alimentação saudável em: www.superbom.com.br