O diagnóstico oncológico por si só traz de forma emblemática uma parada estratégica diante da própria vida, levando a pessoa a fazer um balanço de sua existência. Essa autorreflexão geralmente resulta numa ressignificação de papéis, de valores e de escolhas, tanto pessoais quanto profissionais e afetivas. Olhar para dentro de si e também se enxergar de fora e de longe, tendo uma visão mais ampla, do todo, por vezes assusta; mas, por outro lado, pode ser um enorme benefício. Saber transformar a dor e os desafios em oportunidades de crescimento é uma arte. Aproveite esse momento único para reavaliar quem é e quem deseja ser.

Sabe aquele livro comprado com uma felicidade enorme e que está na estante esperando há meses para ser lido? E o encontro com as amigas sempre adiado? Aquela ida ao parque, que toda semana vai ficando para a próxima? O curso incrível deixado para depois, num depois que nunca chega? Pois é, no correr do dia a dia, muitos desejos vão sendo deixados de lado e tendem a virar sonhos não realizados, que trazem a sensação de frustração, de felicidade incompleta ou perdida. “Diante dessa constatação, ter que se afastar do trabalho ou dos estudos para fazer o tratamento oncológico pode ser uma oportunidade de ouro de ter tempo para fazer essas atividades sempre adiadas e que nutrem e ampliam os ‘recursos de enfrentamento’ – um termo da psicologia para as estratégias utilizadas para lidar com situações adversas. Para isso, vale colocar em prática tudo o que faça a pessoa se sentir bem, seja ouvir música, estar com a família, praticar um esporte”, exemplifica a psico-oncologista Rachel Righini. Mas, a especialista ressalta: “Os sonhos e as programações idealizadas durante ou após o tratamento podem e devem ser realizados desde que naquele momento eles façam sentido para a pessoa e ela possa executá-los respeitando seus limites físicos, psíquicos e sociais”.

Faça sua lista de desejos

Metas e objetivos não são apenas para tratar da sua vida profissional ou financeira. As coisas não são compartimentadas na vida. Tudo faz parte de um todo. Agora, durante o tratamento oncológico vale, e muito, fazer a lista do que se quer realizar também na sua vida pessoal e traçar um plano para chegar lá.

Se separar por temas e áreas da vida, fica ainda mais fácil visualizar o que ainda não fez e tem desejo de realizar. Abaixo listamos algumas desses segmentos para você se inspirar e preencher os espaços com seus objetivos, sempre tendo você como parte fundamental da história. Ou seja, você e seu tratamento; você e sua família; você e seu trabalho; você e sua próxima viagem; você e um novo hobby; você e seu sonho de criança…

Se você é capaz de enfrentar uma dificuldade tão grande como a de receber o diagnóstico de uma doença grave e seguir em frente com todas as etapas do tratamento, as outras metas serão tranquilas de conquistar.

Se estiver difícil pensar nos seus desejos, porque no momento o foco é sua saúde, procure listar até o que não acha que é tão importante nesse momento. Ideias: voltar a estudar, investir em algum negócio, aprender uma língua ou alguma nova atividade, como tocar um instrumento, dançar, velejar, voar… Se dedicar à culinária ou ao artesanato ou fazer aquela viajam que sempre sonhou e nunca fez. No fim, você vai se surpreender com sua capacidade de vencer cada uma dessas etapas e também se divertir muito.

Um novo olhar sobre si mesmo

O tratamento oncológico mexe tanto com as emoções e com a visão que se tem de si mesmo que é normal refletir mais sobre a vida e os caminhos tomados até então. E esse exercício geralmente faz com que alguns sonhos que tinham desaparecido, ou estavam bem escondidos, voltem à tona. “Concretizar desejos pode ajudar a pessoa a acreditar que ela capaz de encarar novas etapas em sua vida e obter vitória com a realização deles. Daí a importância de fazer o que te faz se sentir realizado e completo”, completa a psico-oncologista Rachel Righini.