Está aí uma conversa que não é nada fácil, mas absolutamente necessária para diminuir a angústia e o medo dos pequenos de não entender o que está acontecendo com a mãe dele.

O diagnóstico do câncer traz junto uma série de dilemas, entre eles o de contar ou não para o filho sobre a descoberta da doença. O desejo de poupar crianças e adolescentes é louvável, e uma prova de amor, disso não há dúvidas. Mas, é preciso ter em mente que eles têm o direito de saber que alguém em casa está doente e precisando de ajuda. Caso contrário, há o risco dos pequenos se sentirem excluídos das questões familiares, e, como resposta, podem se isolar e sentirem uma alta carga de medo e preocupação.

Muitos por quês

Contar a verdade implica em levantar uma série de questionamentos. Mas, por mais difíceis e ‘pesadas’ que sejam as perguntas e suas respectivas respostas, elas vão trazer conforto e diminuir o medo. Da criança e da mãe. Essas conversas francas e abertas também ajudam a estreitar os laços entre pais e filhos, tornando o enfrentamento do câncer menos penoso para todos.

Para tanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de dar a notícia do diagnóstico. Estas estratégias ajudam bastante:

  • escolha um local tranquilo e um momento em que todos estejam calmos para dizer o que está acontecendo;
  • conte a verdade e, para isso, use frases simples e palavras que as crianças conheçam para facilitar o entendimento;
  • esclareça as dúvidas que surgirem, e o que você não souber responder diga que vai pesquisar ou falar com o seu médico a respeito;
  • não minta, mesmo que a intenção seja evitar perguntas difíceis;
  • mostre-se confiante e positiva sobre os tratamentos que serão realizados. Isso vai ajudar os baixinhos a sentirem-se mais seguros e menos assustados.